sexta-feira, 29 de abril de 2011

VI ALDEIA DE ARTES SESC - CORDEL DO AMOR SEM FIM DIA 06 - TEATRO DAS BACABEIRAS - ENTRADA FRANCA

No período de 2 a 6 de maio o SESC Amapá, promove o projeto de maior difusão cultural no estado, “VI Aldeia de Artes SESC Povos da Floresta” evento que aglutina apresentações de dança, música, teatro, literatura, artes visuais e tradição (apresentação de marabaixo nas escolas do estado). A abertura oficial do evento acontecerá no Teatro das Bacabeiras na segunda-feira, às 20h.

O projeto Aldeia é um evento que possibilita o público, prestigiar e afinar sua percepção cultural diante das apresentações artísticas e oficinas ofertadas. Durante uma semana o Amapá vai poder respirar de forma efervescente um mix de possibilidades, conhecimento e interação com artistas dos Estados do Amapá, São Paulo, Maranhão, Pará e Amazonas.

A programação da Aldeia será divida em polos: SESC Araxá (Espetáculos infantis e oficinas); Universidade Estadual do Amapá -UEAP ( Palestras e performance poéticas); Circo Roda Ciranda na comunidade do goiabal (Espetáculos infantis); Teatro das Bacabeiras (Apresentações de dança e espetáculos teatrais), Universidade Federal do Amapá – UNIFAP ( Exibições de filmes e garagem universitária) finalizando com atrações musicais no SESC Centro a partir das 22h durante o período de 2 a 6 de maio. Este evento tem o apoio do Governo do Estado do Amapá.

Dia 06 de maio as 20:00hs tem A Cia Cores na rotunda com a  remontagem de Cordel do amor sem fim um espétáculo premiado com a mostrasescamazôniadasartes, onde já visitaram Boa VIsta-RO e Manaus-AM.  

Manaus-AM

Em Manaus fizemos uma apresentação diferente. José estava medroso. Tereza estava mais gorda. Madalena mais cansada. Carminha bem mais doida( Carminha não era Carminha, Carminha era Shiha!!!!) e os piriquitos contadores queriam matar o resto do elenco. Uma plateia bem diferente das que estamos acostumados. Uma experiência para guardar e não esquecer. Conhecemos poucas pessoas que fazem teatro em Manaus e recebemos os elogios da "Cia de Teatro Apareceu a Margarida" eles vão estar em macapá dia 06 no Aldeia Teatro das bacabeiras antes do Cordel. 

quarta-feira, 27 de abril de 2011

mostrasescamazôniadasartes - Boa Vista/RO


O projeto SESC Amazônia das Artes traz a Roraima sete dias de intensa movimentação cultural em diversas linguagens artísticas. A abertura da Mostra será no próximo sábado, 23, às 20h, no Teatro Jaber Xaud, no Espaço Cultural Amazonas Brasil, do Centro de Atividades do Sesc, no Mecejana. 


Quem abre a programação é a Cia. Teatral Cores na Rotunda, de Macapá-AP, com o espetáculo “Cordel do amor sem fim”. O espetáculo é uma adaptação da obra de Claudia Barral e tem classificação etária de 13 anos.

Neste ano de 2011, os espetáculos do projeto Sesc Amazônia das Artes serão trazidos na modalidade de mostra, concentrando expressões artísticas como teatro, música, dança e artes plásticas de artistas e grupos dos estados que compõem  Amazônia Legal (AC, AM, AP, MA, MT, PA, PI, RO, RR e TO)

O Amazônia das Artes é um projeto que objetiva um intercâmbio cultural entre os artistas dos estados que formam a Amazônia Legal, promovendo assim o diálogo entre as linguagens e as identidades culturais representativas de cada estado, além de promover uma ampla circulação dos produtos artísticos tornando-os acessíveis as várias localidades por onde passa.

A coordenadora de Cultura do Sesc, Vera Vieira, destaca que Roraima é ainda um Estado jovem em pleno desenvolvimento de sua identidade cultural e sua situação geográfica dificulta o intercâmbio com o restante do País.

“A oportunidade que o projeto Sesc Amazônia das Artes propicia a esta região é de vital importância para a comunidade artística local, tanto para divulgar o que tem sido produzido aqui quanto para oferecer ao público maior acesso ao que tem sido produzido fora do Estado”, aponta Vera Vieira.

Vera ainda completa que a promoção de eventos como esse, tem contribuído de forma significativa na formação de plateia para todas as linguagens artísticas, além de proporcionar um grande intercâmbio entre artistas dessa região.

“Durante esses sete dias, Roraima será um corredor de circulação de toda arte produzida nos estados da Amazônia Legal. Convidamos a todos para prestigiar e valorizar a cultura de nossa região”, finaliza.

click para ver as fotos da apresentação em Boa vista